Telefone: 229 820 115 - Email: [email protected]

Fundação: 31 de Janeiro de 2001.

Fundadores: A/miro Saavedra) Mário Costa) Maria Isabel Pinho) António Vílas Boas e Almiro Ramos.

Região Etnográfica: Douro Litoral.

Danças Tradicionais: Malhão Entrada, Marcha Guilbabreu, Tirana Vira das Lavradeiras, Víra das Degolhadas Vira Guílbabreu Malbão Palmas, Víra São Martinho.

Trajes: de lavradeira Rica, de línho, de Domingar; de Criadas de Servir; de Vindíma de Montante, de Jornaleiros de Campo, de Domingueiro.

Usos e Costumes: Desfolhada Vindima

Trabalhar o linho.

Representações Nacionais: Norte a Sul do País.

Foi no ano de 1993 que se formou um grupo de jovens para a realização de várias festas escolares. Este grupo de carácter folclórico, desde logo fundou as bases do que viria a ser o Rancho Folclórico de São Martinho de Guilhabreu, fundado em 2000, que mais tarde passaria a nomear-se Associação Cultural.

A Associação Cultural do Rancho Folclórico São Martinho de Guilhabreu procedeu por isso a uma intensa pesquisa sobre os trajes típicos da região, passando pelas antigas casas de lavoura da freguesia. Pesquisa idêntica foi realizada para a recolha do repertório musical. Neste momento o rancho é constituído por 45 elementos, com idades entre os 6 e os 80 anos, a tocata é composta por 1 elementos, os restantes são dançarinos. Registam-se danças como o Vira de Guilhabreu, o malhão de entrada, o vira rasgado, o malhão das palmas, e o malhão velho, entre outros. Os instrumentos utilizados são o acordeão, a viola baixo, a viola braguesa e o cavaquinho.

O grupo tem feito atuações por todo o país, sendo também responsável pela realização anual de um festival folclórico de nível nacional.

Morada:

Casa da Juventude – Rua Sr.ª do Amparo 
4485-266 Guilhabreu - Vila do Conde

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Presidente

Nome: Almiro Pereira Saavedra

Telemóvel: 916063917


Cargo: Ensaiador

Nome:Tiago Nuno da Silva Couto



 

 

Horário

Segundas a Sexta : 9h00 ás 12h00 e das 14h00 - 19h00

Executivo: Quartas e Sextas: 21:00h - 22:00h

Telefones

  Tel: 229 820 115

 

Subscreva e receba novidades por e-mail